Réplica do orkut deixa usuários saudosos. Serviços de segurança apontam que site é fraude

Com layout e algumas funcionalidades semelhantes, o site não é oficial. Não há garantia que as informações dadas pelos usuários estejam seguras.

Réplica do orkut deixa usuários saudosos. Serviços de segurança apontam que site é fraude
Na madrugada desta quarta-feira (12), o termo Orkut entrou nos assuntos mais comentados do Twitter por um motivo curioso: uma réplica da antiga rede social apareceu. Com layout e algumas funcionalidades semelhantes - como criar comunidades, adicionar amigos.
 


O site que era a principal rede social dos brasileiros no meio dos anos 2000 foi descontinuado em 2014. Hoje, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten é criador e CEO da rede social Hello, disponível para plataforma mobile desde 2016.

A réplica do orkut é segura?

 

 

Os navegadores Safari e Google Chrome acusam o site de ser malicioso. A Kaspersky afirmou para o blog TechTudo que a cópia do orkut não distribui malware (vírus).
No entanto o serviço Google SafeBrowsing classifica o site como falso, uma potencial tentativa de phishing (do inglês, pescaria) - onde existe a "pesca" de informações do usuário através de mensagens e links falsos.


Como se proteger de Phishing

Links

Em primeiro lugar, desconfie dos links de canais não oficiais. As informações podem ser roubadas e até vendidas para empresas de má-fé.
Prêmios em dinheiro ou sorteios são exemplos de iscas utilizadas por criminosos, por isso não clique. Mesmo que as ofertas sejam tentadoras.
 

Antivírus

Faça varreduras com frequência para se prevenir e mantenha seu antivírus atualizado.
Existem inúmeras espécies de malware rondando a navegação do internauta todos os dias, cujos objetivos maliciosos visam algum ganho ilícito.

TAGS: rede social orkut phishing